Música é aquilo que você ouve e gosta. Também, o que seus filhos ouvem e gostam, embora você não.
Uma lenda viva, o maior guitarrista brasileiro em todos os tempos, entre os maiores do mundo. O baiano Armandinho toca seu arranjo, em ritmo de frevo, para Czardas, do compositor italiano Vittorio Monti (1868-1922). Aqui Armandinho toca a guitarra baiana e é assistido por seu pai, Osmar Macêdo, um dos criadores do trio elétrico, junto com Dodô. Nos anos '70 Armandinho fundou a banda A Cor do Som. Com o trio elétrico, a Bahia tornou-se o berço de grandes guitarristas, como Pepeu Gomes (considerado pela revista Guitar World um dos dez melhores do mundo), Moraes Moreira, Durval Lelys, Luiz Caldas, Orlando "Tapajós" e muitos outros.
A guitarra baiana, foi criada originalmente por Dodô e Osmar, por volta de 1942, chamada na época de pau elétrico. A guitarra elétrica, de corpo sólido, foi criada no final dos anos '30. Mas a guitarra baiana é única. Desenvolvida, em corpo sólido, com base em um híbrido de cavaquinho e bandolim. Foi o principal instrumento solo dos trios elétricos até o início dos anos '80.
Syd Barrett (1946-2006), um dos fundadores e primeiro líder da banda britânica Pink Floyd. Um ilustre desconhecido para a grande maioria, mas seu estilo de composição traçou o rumo para o sucesso do grupo. O uso excessivo de drogas provocou-lhe sérios problemas mentais e teve que deixar a banda em 1968. Roger Waters assumiu a liderança do grupo e compôs, junto com Gilmour, a bela canção Wish You Were Here, em sua homenagem.
A baiana Astrud Gilberto canta Água de Beber, no melhor estilo da Bossa Nova.
Temas
Michael Jackson foi ao Pelourinho, em 1996, para gravar They don't care about us, em ritmo axé, acompanhado pelo Olodum.
Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte. |
A primeira música gravada comercialmente no Brasil foi Isto é bom, de Xisto Bahia, em ritmo de lundo, cantada por Bahiano (Manuel Pedro dos Santos), em 1902. Bahiano também gravou Pelo Telephone, em 1916, considerado como o primeiro samba gravado. Manuel Pedro dos Santos (1887-1944), o Bahiano, nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, conterrâneo de Caetano e Maria Bethânia.
A indústria fonográfica no Brasil começou com o eslovaco Frederico Figner (1866-1947) que trouxe o fonógrafo ao Brasil.
O inigualável Villa-Lobos (1887-1959). Nascido no Rio de Janeiro, transformou-se no mais celebrado músico brasileiro de música erudita de sua época. Foi também um grande educador musical. Suas obras para piano e violão são indispensáveis no ensino desses instrumentos no Brasil.
O maestro Leonard Bernstein (1918-1990) rege e toca ao piano Rhapsody in Blue, de George Gershwin (1898-1937). Uma das mais belas e criativas composições do século 20. Rhapsody in Blue, composta em 1925, foi talvez a primeira composição erudita de um blues. Como toda grande e inovadora obra de arte, a música teve seus críticos. Alguns "entendidos" diziam que havia falhas em sua linha harmônica. Bernstein, um grande fã de Gershwin e considerado, por muitos, o melhor intérprete da peça musical, revidou, escrevendo que Rhapsody in Blue na verdade não poderia ser uma composição real, no sentido em que tudo que acontece nela parecer ser inevitável.
O Blues é um gênero musical desenvolvido por negros do sul dos Estados Unidos, por volta do início do século 20. Seus intérpretes expressam seus sentimentos tristes (blues) em suas músicas, acompanhados principalmente de guitarras ou harmônicas. O gênero musical estadunidense inspirou muitas bandas britânicas nos anos '60 e '70, como Pink Floyd e Rolling Stones.
O baião ganha o mundo. Mercy Street, uma das mais belas músicas composta pelo inglês Peter Gabriel, é um baião, o ritmo baiano eternizado pelo pernambucano Luiz Gonzaga. É o celebrado percussionista mineiro Djalma Corrêa que leva o ritmo no surdo, em congas e em seu triângulo. O resultado é sublime. Djalma Corrêa nasceu em Ouro Preto (MG), formado pela Universidade Federal da Bahia tornou-se um dos mais importantes percussionistas no mundo.
Summertime em uma memorável interpretação de Janis Joplin, com sua voz multi-tons, em 1969 (infelizmente o guitarrista não está a altura da intérprete). A música é uma ária composta por George Gershwin para a ópera Porgy and Bess de 1935.
O Jazz nasceu no sul dos Estados Unidos, no início do século 20, mais
provavelmente no estado de colonização francesa, da Louisiana.
Começou como uma fusão de ritmos africanos adaptados aos instrumentos musicais
ocidentais, das bandas de música. Desenvolveu-se, ganhou matizes e espalhou-se
pelo mundo.
Paul Simon canta "The Obvious Child" no Pelourinho, acompanhado pelo Olodum. Lançado em 1990.