Carnaval
O Carnaval é um evento festivo que ocorre nos últimos dias anteriores à Quaresma. É uma tradição que tem raízes em festas da antiguidade e foi incorporada ao calendário católico.
Na Idade Média, nos países católicos, era o período de festas profanas que começava no dia de Reis e terminava na Quarta-Feira de Cinzas, antes do período de abstinência da carne, como alimento, durante a Quaresma.
Atualmente é uma das maiores manifestações culturais no mundo, principalmente na América, África e Europa.
Chegou ao Brasil com os portugueses, possivelmente na segunda metade do século 16. Os desfiles de entidades carnavalescas se popularizaram no início do século 20, com fantasias e alegorias. No Rio de Janeiro tomou vulto os desfiles de escolas de samba, cujas imagens ganharam o mundo. No Recife e Olinda bonecos gigantes integram a folia com frevo, o contagiante ritmo pernambucano que se espalhou pelo Brasil.
Na Bahia, os desfiles alegóricos foram abandonados com a popularização do trio elétrico e apenas a descontração, música e alegria têm lugar. É a maior festa do mundo. Até os anos 1970, o trio elétrico era puramente instrumental, levado pela guitarra baiana. Por volta de 1980, ganhou voz, quando Caetano e os Novos Baianos montaram palcos nos trios e fizeram a festa na Praça Castro Alves.
Rainha da bateria de uma escola de samba do Carnaval de Sesimbra, entre os mais animados de Portugal. Os portugueses trouxeram o carnaval para o Brasil e, hoje, eles brincam sob a influência de imigrantes brasileiros.
O trio elétrico, a invenção baiana no maior carnaval do mundo. Mais de duas centenas de trios animam a festa ao longo de mais de 25 km de ruas e avenidas da Cidade do Salvador.
O tradicional Carnaval de Veneza é marcado pela elegância dos mascarados.
O animado Carnaval do Recife, onde dominam os ritmos pernambucanos do frevo e do maracatu.
Carnaval de Maputo, em Moçambique, um dos países africanos de língua portuguesa.
Mardi Grass (terça-feira gorda) em Nova Orleans, Louisiana (EUA). O antigo território de colonização francesa mantêm a tradição católica do carnaval, comemorado desde o século 18.
Um dos maiores espetáculos da Terra: o desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro, durante o Carnaval. As fantasias, alegorias e a alegria ao ritmo do samba encantam o mundo inteiro. Nos últimos anos, o carnaval de rua do Rio vem crescendo, mas os números de participação popular, divulgados pela Prefeitura e pela Globo, são absurdamente exagerados.
Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte. |
Carnaval
Carnaval de Viareggio, na Itália (à direita). Suas tradicionais paradas, na terça feira de carnaval, acontece desde 1873, mas as festividades duram um mês inteiro.
O Carnaval de Einsiedeln, nos Alpes suíços. Máscaras de demônios, chicotes e chifres. Começa em seis de janeiro, dia de Reis, e termina na Quarta-Feira de Cinzas.
Divulgação
© Zts
João Ramos
Vitoriano Junior
Sapo
© Jborzicchi