Dados Gerais de Portugal
Portugal é uma democracia parlamentar com capital em Lisboa. Tem área total de 92 mil km², incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores. A extensão total da costa é de 1.794 km.
A população é de 10,8 milhões de habitantes (2015). A língua oficial é o português.
O relevo é montanhoso, ao norte do rio Tagus, com planícies ao sul. O ponto mais elevado é o Pico Alto, na Ilha do Pico, com 2.351 m, em Açores.
O clima é temperado marítimo. Ameno e chuvoso, ao norte, e quente e seco, ao sul. As temperaturas médias diárias variam entre 8ºC e 18ºC, no inverno, e entre 16ºC e 30ºC, no verão.
Divisões administrativas: são duas regiões autônomas (Açores e Madeira) e 18 distritos: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Economia
Desde a entrada na União Europeia, em 1986, a economia em Portugal tornou-se mais diversificada e mais baseada em serviços. Muitas empresas estatais foram privatizadas. As principais atividades econômicas são: têxteis, vinhos, azeite, cerâmica, calçado, cortiça, pasta de papel e turismo. A moeda oficial é o euro.
O Castelo de Almourol, construído numa pequena ilha do rio Tejo. É uma fortaleza que tem origem em construções feitas antes a Era Cristã. Foi conquistada pelos mouros e reconquistada em 1129, no reinado de D. Afonso Henriques.
Em Portugal
Copyright © Guia Geográfico - Portugal |
Camões, o maior poeta clássico português, autor de os Lusíadas ►
Após a instauração do regime republicano, um decreto da Assembleia Nacional Constituinte de 19 de Junho de 1911, estabeleceu a Bandeira Nacional de Portugal, que substituiu a Bandeira da Monarquia Constitucional.
A bandeira de Portugal é bipartida verticalmente em duas cores principais, verde-escuro e escarlate, ficando o verde do lado do mastro. Ao centro, o escudo das armas nacionais, orlado de branco e assentado sobre a esfera armilar manuelina, em amarelo e avivada de negro. O comprimento da bandeira é de uma vez e meia a altura da tralha. Dois quintos do comprimento total é ocupado pelo verde e os três quintos restantes, pelo vermelho. A esfera armilar, que já fora adotada como emblema pessoal de D. Manuel I, está desde então sempre presente na emblemática de Portugal. Sobre a esfera armilar, assenta-se o escudo branco com as quinas, rodeado de uma faixa carmesim, com sete castelos.
Interior da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, do século 18. Criada em 1290, Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa.
© UC | Delfim Ferreira