Açores

O arquipélago de Açores, descoberto no século 14 pelos portugueses, é uma região autônoma de Portugal. Possui nove ilhas e alguns ilhéus situados no Oceano Atlântico Norte, cerca de 1.400 km a oeste de Portugal.

As ilhas são: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. Elas são geologicamente instáveis e sofrem terremotos e erupções vulcânicas, de tempos em tempos. A maior ilha é a de São Miguel, com 66 km de comprimento, por 15 km de largura.

 

Portugal

 

Praia Formosa, na ilha de Santa Maria, Açores.

 

Interessante notar que a Ilha Terceira recebeu o nome de Brasill em uma carta de Valentin Fernandes, no início do século 16. A mesma ilha abriga o Monte Brasil, um vulcão extinto (saiba mais em os nomes do Brasil).

 

Santa Maria

 

Porto de Horta, na Ilha do Faial. É uma ilha vulcânica e a última grande erupção ocorreu nos anos '50.

 

Copyright © Guia Geográfico - Portugal Turismo.

Ilha Pico

 

Açores

 

Três ilhas do arquipélago de Açores: São Jorge, uma ilha em forma de lança, a ilha do Pico, com o seu grande vulcão, e Faial, uma ilha vulcânica circular.

As ilhas dos Açores foram formadas há milhões de anos por vulcanismo, têm solos férteis que produzem vários tipos de culturas, como abacaxi, banana, laranja, uva, chá e grãos. A pesca é uma indústria importante e o turismo tem aumentado desde os anos '60. A ilha de São Jorge ocupa uma área de 220 km² e tem terreno montanhoso. Na Ilha do Pico (433 km²) está o grande Pico Alto, um estratovulcão, o ponto mais alto dos Açores, com uma altitude de 2352 m. A última erupção do Pico Alto foi em 1720. A Ilha do Faial tem outro vulcão com uma grande caldeira, adquiriu novas terras a oeste após as erupções e fluxos de lava de 1957 e 1958 (fonte: NASA, 1991).

 

Mapa Açores

 

 

 

 

Portugal Turismo

 

 

 

Açores

 

© Klaravlasakova