Madeira
O Arquipélago da Madeira é uma região autônoma de Portugal. Localiza-se no Oceano Atlântico, a cerca de 600 km da costa oeste de Marrocos. Apenas as Ilhas de Madeira e Porto Santo são habitadas.
A Ilha da Madeira é o topo de um escudo vulcânico gigante, que se eleva a 6 km do fundo do oceano para chegar a uma altitude de 1.862 m, acima do nível do mar, no Pico Ruivo. Tem 55 km de comprimento e 22 km de largura. Possui profundas ravinas e montanhas escarpadas. O litoral norte é particularmente íngreme.
A Ilha de Porto Santo foi descoberta acidentalmente em 1418. O Arquipélago estava despovoado quando os exploradores portugueses chegaram na Ilha da Madeira, em 1419, e ficaram impressionados com a densa floresta que cobria a encosta montanhosa e íngreme. Por isso, batizaram-na de Madeira. Em 1433, o Arquipélago foi doado, pelo Rei de Portugal, ao Infante D. Henrique, que o dividiu em três capitanias: Machico (1440), Porto Santo (1446) e Funchal (1450). A Capitania de Porto Santo foi doada ao português Bartholomeu Perestrello (c.1394 - c.1457), cuja filha casou-se com Cristóvão Colombo.
Em 1514, fundou-se a Diocese do Funchal. As primeiras paróquias do Brasil faziam parte do território eclesiástico dessa Diocese, até 1551, quando foi criada a Diocese de São Salvador da Bahia.
A Ilha produz vinho, açúcar, bananas, frutas tropicais e batatas. A pesca, o artesanato e o turismo estão entre as outras indústrias. Funchal, localizada na costa sudeste, é a principal cidade e capital.
Copyright © Guia Geográfico - Portugal Turismo. |
Cidade de Funchal, no litoral sul da Ilha da Madeira, fundada em 1421 pelo navegador português João Gonçalves Zarco. Esteve sob o controle britânico em 1801 e entre 1807 e 1814. O nome da cidade deriva de uma planta aromática, conhecida como funcho em Portugal. Na foto, o porto de Funchal visto do miradouro do Pináculo.
Ponta de São Lourenço, no extremo leste da Ilha da Madeira.
Madeira