Diocese do Funchal
A Diocese do Funchal foi fundada em 12 de Junho de 1514, pela bula Pro excellenti præeminentia do Papa Leão X. Localizada na capital do Arquipélago da Madeira, foi a primeira diocese portuguesa instituída fora da Europa. Estava subordinada à Arquidiocese de Lisboa. O primeiro bispo foi D. Diogo Pinheiro (1514-1526).
Nos anos seguintes, a Diocese do Funchal teve um papel fundamental para os missionários franciscanos dos territórios ultramarinos, inclusive no Brasil. Nas décadas seguintes, do século 16, a Diocese teve jurisdição canônica sobre a Igreja dos territórios ultramarinos do Reino de Portugal, na África, Ásia e América. Estava sob a alçada do Padroado Português, tutelado pela coroa através da Ordem de Cristo. Do ponto de vista territorial, era a maior diocese do mundo.
Em 31 de janeiro de 1533, a Diocese do Funchal foi elevada à dignidade de arquidiocese. Na mesma data foi criada a Diocese de Santiago de Cabo Verde, sufragânea da Arquidiocese do Funchal.
O primeiro e único arcebispo do Funchal foi D. Martinho de Portugal (1533-1547). Com seu falecimento, em 1547, o arcebispado não foi preenchido.
Em 25 de fevereiro de 1551, fundou-se a Diocese de São Salvador da Bahia, a primeira diocese do Brasil. Seu primeiro bispo, Dom Pedro Fernandes Sardinha, tomou posse apenas em 1552.
Em 3 de julho de 1551, Funchal retornou à condição de diocese (Bispado do Funchal, Porto Santo, Desertas e Arguim), novamente subordinada à Arquidiocese de Lisboa. Em 1566, a Catedral foi saqueada por corsários franceses.
Copyright © Guia Geográfico - Portugal |
Acima, a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, Sé do Funchal. O templo começou a ser construído no final do século 15. Em 1488, o rei D. Manuel mandou erigir no Funchal um mosteiro de religiosas e a Igreja Paroquial. A igreja foi consagrada em 1508, ainda inacabada. Sua construção continuou pelas décadas seguintes.
A Catedral possui três naves, abriga várias peças do século 16, entre móveis e esculturas. Tem altares dos séculos 17 e 18. Seu interior possui muitas obras de grande mérito artístico.
Ilustração antiga da Sé do Funchal (desenho de James Bulwer, Views in the Madeira, 1827).
O altar-mor da Catedral (divulgação).
Diocese do Funchal
Vitor Oliveira