Coimbra
Coimbra é a maior cidade da região Centro de Portugal. É banhada pelo rio Mondego e sua área urbana desenvolve-se principalmente em uma colina.
A cidadela medieval, com suas muralhas, foi dominada pelos mouros no século oito, quando era a maior povoação ao norte do Tejo. No século onze foi definitivamente reconquistada pelos cristãos. Em 1112, os condados de Portucale e de Coimbra foram unificados e o primeiro rei de Portugal instalou sua corte em Coimbra.
Em 1537, a primeira universidade de Portugal instalou-se definitivamente em Coimbra. Desde então, a cidade desenvolveu-se como uma espécie de centro acadêmico do reino.
A cidade de Coimbra vista do rio Mondego.
Torre e Via Latina, Polo I, da Universidade de Coimbra.
A Universidade de Coimbra foi a primeira de Portugal e é uma das mais tradicionais do mundo. Tem sua origem na criação do Estudo Geral, em 1290, ano em que foi também reconhecida pelo papa Nicolau IV. Começou a funcionar em Lisboa e foi transferida para Coimbra, em 1308. Após alternâncias de sua sede, passou a funcionar definitivamente em Coimbra, em 1537. Seus prédios mais antigos datam do século 16 e sua Biblioteca é uma das mais antigas do mundo.
O Colégio de Jesus da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e tradicionais do mundo. Sua arquitetura guarda alguma semelhança com o Colégio dos Jesuítas da Bahia. Ambos fundados no século 16. A Universidade de Coimbra mantém programas de intercâmbio com o Brasil.
Copyright © Guia Geográfico - Portugal Turismo. |
Coimbra
UC / Sérgio Brito
Turistas no Pateo da Universidade de Coimbra.
© topdeq
Divulgação
UC / Sérgio Brito