Rates
Rates é uma freguesia do município da Póvoa do Varzim. A Vila de São Pedro de Rates é a sede administrativa da Freguesia.
Não confundir com Macieira de Rates, uma outra freguesia, no município de Barcelos, norte de Portugal, vizinha à Rates da Póvoa do Varzim.
Rates é a terra onde nasceram Thomé de Sousa, o primeiro governador do Brasil, e Garcia d'Ávila, o maior proprietário de terras no Brasil e progenitor de grande parte da nobreza baiana.
São Pedro de Rates desenvolveu-se em torno do antigo Mosteiro, fundado no século 11, pelo conde D. Henrique. Pertencia à Ordem de Cluny e seguia a Regra de São Bento. No início do século 16, João de Sousa, pai de Thomé de Sousa, tornou-se o prior do Mosteiro. Em 1515, o Mosteiro foi reduzido a uma igreja paroquial, mas João de Sousa continuou com suas funções até sua morte.
Em 1517, D. Manuel I deu um foral novo ao Couto da Vila e Mosteiro de Rates.
Rates foi transformado em Comenda da Ordem de Cristo e o primeiro comendador foi Thomé de Sousa, filho do último prior do Mosteiro.
Em 1836, o Concelho de Rates foi extinto e a Vila foi integrada ao Concelho da Póvoa de Varzim.
Entre as atrações estão a Igreja de São Pedro de Rates (século 11-13), o pelourinho, a antiga Câmara (século 18), quatro capelas (séculos 17 e 18), o Ecomuseu e outros prédios do Centro Histórico. São Pedro de Rates também integra o Caminho de Santiago e possui um albergue próprio para os peregrinos.
Mais: Mapa de Rates e História de Portugal ►
◄ Portugal
Vista posterior da Igreja Matriz de São Pedro de Rates, construída, em estilo românico, nos séculos 12 e 13, no local onde existiu o Mosteiro fundado por D. Henrique.
Conta a lenda que Pedro de Rates foi convertido ao cristianismo pelo apóstolo São Tiago e o teria sagrado bispo de Braga. Pedro teria, então, fundado, em Rates, uma pequena comunidade religiosa, onde morreu.
Vista de São Pedro de Rates.
Fachada, em granito, da Igreja de São Pedro de Rates, em estilo românico.
Centro Histórico
Copyright © Guia Geográfico - Portugal Turismo. |
Centro Histórico de São Pedro de Rates e seu antigo pelourinho.
Rates
Divulgação
Divulgação
Pedro PVZ
Vítor Ribeiro