Salvador da Bahia
Localizada na entrada da Baía de Todos os Santos, a história de Salvador começou em 1501, quando os portugueses colocaram sua marca em um outeiro onde fica hoje o Farol da Barra, o primeiro farol da América.
Por volta de 1510, tornou-se a Terra de Caramuru, o patriarca da Nação. Nos anos seguintes, já era um importante porto do Brasil, por onde passavam navios portugueses e piratas franceses. Em 1536 tornou-se vila, com sede na Barra.
Em 1549, foi construída a Cidade do Salvador, em uma área protegida dentro da Baía. Deste a primeira pedra estava destinada a ser a Capital do Brasil, um mega empreendimento que só aconteceu novamente quatro séculos depois, com a construção de Brasília.
Salvador era a sede provincial dos jesuítas na América Lusitana, fundada pelo Padre Manoel da Nóbrega. O Padre Anchieta morou em Salvador por cerca de dez anos. Outro célebre jesuíta, Antônio Vieira, cresceu e se educou na Cidade.
No século 18, Salvador já contava, meritoriamente, com uma universidade e tornou-se uma das mais fortificadas cidades do mundo.
No século 19, foi o principal campo de lutas pela Independência do Brasil. Foi visitada por muitos e célebres cientistas, incluindo Charles Darwin que não se cansou de elogiar Salvador em seu diário. Aqui rodou o primeiro automóvel do Brasil, em 1871. Dois anos depois ganhou o primeiro elevador urbano do mundo, o Lacerda.
No século 20, passou a abrigar a maior festa de rua do mundo: o Carnaval da Bahia.
A Cidade abriga o maior conjunto de patrimônios históricos do Brasil, um dos maiores do mundo. Possui belas praias, é um grande centro cultural e invejável crescimento econômico.
O Centro Histórico de Salvador é um dos conjuntos históricos mais importantes do mundo.
Av. Tancredo Neves
O litoral de Salvador, com Itapuã, ao fundo, sempre com muitos praticantes de esportes aquáticos.
A baiana Priscila Fantin nasceu em Salvador, terra de belas mulheres, conquistou o Brasil como modelo e atriz. Aqui, na capa da VIP.
Copyright © Guia Geográfico - Turismo no Mundo. |
O Corredor da Vitória, era um caminho do século 16 que ligava a Cidadela, fundada por Thomé de Souza, em 1549, à Vila Velha da Barra, fundada, em 1536, pelo donatário Pereira Coutinho.
O Bairro da Vitória leva o nome da Igreja onde as filhas de Caramuru casaram-se, em 1534, com nobres portugueses, com a presença de Martim Afonso de Souza.
Era uma avenida, com muitos casarões no século 19, onde moraram muitas famílias inglesas. Hoje, abriga luxuosos espigões com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos.
Desfile do Malê no Carnaval da Bahia, a maior festa de rua do mundo. O Carnaval em Salvador toma toda a Cidade. A festa acontece simultaneamente em vários bairros.
O azul do céu, o verde do mar, dos coqueiros e o dourado das areias, a combinação de cores das praias de Salvador. A Cidade fica em uma península, rodeada de belas praias. Aqui, trecho do litoral oceânico.
O histórico Forte do Barbalho, com origens em 1638, nas lutas contra as invasões holandesas. Foi uma das principais sedes militares dos portugueses durante a Guerra da Independência. Em Dois de Julho de 1823, os brasileiros tomaram posse e hastearam a bandeira do Brasil independente. Uma salva de 21 tiros de canhão comemorou a mais importante vitória da Guerra da Independência.
Regata internacional no belo litoral de Salvador, Bahia. À direita, o primeiro farol da América.
Salvador da Bahia
Adenilson Nunes
Divulgação