Salvador da Bahia

 

Localizada na entrada da Baía de Todos os Santos, a história de Salvador começou em 1501, quando os portugueses colocaram sua marca em um outeiro onde fica hoje o Farol da Barra, o primeiro farol da América.

Por volta de 1510, tornou-se a Terra de Caramuru, o patriarca da Nação. Nos anos seguintes, já era um importante porto do Brasil, por onde passavam navios portugueses e piratas franceses. Em 1536 tornou-se vila, com sede na Barra.

Em 1549, foi construída a Cidade do Salvador, em uma área protegida dentro da Baía. Deste a primeira pedra estava destinada a ser a Capital do Brasil, um mega empreendimento que só aconteceu novamente quatro séculos depois, com a construção de Brasília.

Salvador era a sede provincial dos jesuítas na América Lusitana, fundada pelo Padre Manoel da Nóbrega. O Padre Anchieta morou em Salvador por cerca de dez anos. Outro célebre jesuíta, Antônio Vieira, cresceu e se educou na Cidade.

No século 18, Salvador já contava, meritoriamente, com uma universidade e tornou-se uma das mais fortificadas cidades do mundo.

No século 19, foi o principal campo de lutas pela Independência do Brasil. Foi visitada por muitos e célebres cientistas, incluindo Charles Darwin que não se cansou de elogiar Salvador em seu diário. Aqui rodou o primeiro automóvel do Brasil, em 1871. Dois anos depois ganhou o primeiro elevador público do mundo, o Lacerda.

No século 20, passou a abrigar a maior festa do mundo: o Carnaval da Bahia.

A Cidade abriga o maior conjunto de patrimônios históricos do Brasil, um dos maiores do mundo. Possui belas praias, é um grande centro cultural e a terceira maior cidade do País.

 

Forte Bahia

 

◄ Guia Geográfico

 

Carnaval

 

Praias

 

Corredor Vitoria

 

Mapa Salvador

 

Avenida Tancredo Neves

 

Centro Historico

 

O Centro Histórico de Salvador é um dos conjuntos históricos mais importantes do mundo.

 

Av. Tancredo Neves

 

Litoral Brasil

 

O litoral de Salvador, com Itapuã, ao fundo, sempre com muitos praticantes de esportes aquáticos.

 

A baiana Priscila Fantin nasceu em Salvador, terra de belas mulheres, conquistou o Brasil como modelo e atriz. Aqui, na capa da VIP.

 

Brasil Turismo

 

Atriz baiana

 

Copyright © Guia Geográfico - História, Cultura e Turismo na capital baiana.

 

O Corredor da Vitória, era um caminho do século 16 que ligava a Cidadela, fundada por Thomé de Souza, em 1549, à Vila Velha da Barra, fundada, em 1536, pelo donatário Pereira Coutinho.

O Bairro da Vitória leva o nome da Igreja onde as filhas de Caramuru casaram-se, em 1534, com nobres portugueses, com a presença de Martim Afonso de Souza.

Era uma avenida, com muitos casarões no século 19, onde moraram muitas famílias inglesas. Hoje, abriga luxuosos espigões com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos.

 

Desfile do Malê no Carnaval da Bahia, a maior festa do mundo. O Carnaval em Salvador toma toda a Cidade. A festa acontece simultaneamente em vários bairros.

 

O azul do céu, o verde do mar, dos coqueiros e o dourado das areias, a combinação de cores das praias de Salvador. A Cidade fica em uma península, rodeada de belas praias. Aqui, trecho do litoral oceânico.

 

O histórico Forte do Barbalho, com origens em 1638, nas lutas contra as invasões holandesas. Foi uma das principais sedes militares dos portugueses durante a Guerra da Independência. Em Dois de Julho de 1823, os brasileiros tomaram posse e hastearam a bandeira do Brasil independente. Uma salva de 21 tiros de canhão comemorou a mais importante vitória da Guerra da Independência.

 

 

 

Turismo

 

Salvador da Bahia

 

Viagem e Turismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação