Bahia, Terra da Felicidade
As terras baianas foram as primeiras terras brasileiras encontradas e colonizadas por europeus (entenda os falsos descobrimentos do Brasil). Depois do desembarque de Cabral em 1500, os portugueses fundaram a primeira colônia europeia no Brasil em Porto Seguro, em 1503. Lá também fundaram a primeira igreja e o primeiro hospital.
Por volta de 1510, tornou-se a Terra de Caramuru, o patriarca do Brasil, que se casou com a princesa tupinambá Paraguaçu, batizada na França, em 1518, como Katherine du Brézil. Foi a primeira pessoa nascida no Brasil a ter batismo cristão documentado. Caramuru e Paraguaçu também formaram a primeira família brasileira documentada. Por volta de 1530, Caramuru comandava uma comunidade formada por portugueses, franceses e tupinambás, na Baía de Todos os Santos. A região tornou-se vila em 1536 e capital do Brasil, em 1549, com a fundação da Cidade do Salvador.
No século 18, Salvador era o mais importante porto no hemisfério sul do Planeta e a Cidade era a segunda maior do Império Lusitano, apenas suplantada por Lisboa. A sede provincial dos jesuítas no Brasil era Salvador, onde eles fundaram a Primeira Universidade do Brasil.
Em 1808, a Bahia tornou-se a primeira sede da corte portuguesa no Brasil, por 35 dias, até que a Família Real seguiu para o Rio de Janeiro. Na Bahia ocorreram os mais importantes conflitos entre brasileiros e portugueses durante a Guerra da Independência. Em 1832, Charles Darwin, a bordo do Beagle, visitou a Bahia e amou. Retornaram em 1836.
No século 20, a Bahia continuou vibrante e passou a abrigar a maior festa de rua do mundo: o Carnaval da Bahia. Foi chamada de Terra da Felicidade por Ary Barroso. Nos anos 1930, a Bahia estava na rota do Zeppelin e seu serviço de malas postais. Em 1944, Walt Disney mandou o Pato Donald pra Bahia (Você já foi à Bahia?). A música baiana ganhou o mundo e a Bahia tornou-se uma potência mundial em artes marciais. Também, uma terra de grandes escritores, cineastas, artistas plásticos e cientistas.
Hoje, a Bahia, a sexta maior economia do Brasil, abriga um dos mais importantes conjuntos de patrimônios históricos do mundo. Possui praias paradisíacas no maior litoral do Brasil e é um disputado destino turístico do mundo.
O jovem pugilista baiano Keno Marley, medalha de prata no Mundial de Boxe em 2021, com apenas 21 anos. Antes dele, outro baiano também conquistou prata no torneio: Robson Conceição. Este foi medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio 2016. Nas Olimpíadas de Tókyo 2021, outro baiano conquistou medalha de ouro no boxe: Hebert Conceição. A pugilista baiana Beatriz Ferreira foi prata em Tókyo e foi campeã mundial em 2019. Antes desses, o baiano Acelino Popó Freitas tornou-se uma lenda do esporte, sendo tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe.
A Bahia é uma potência mundial em artes marciais.
Vista da Ladeira da Barra e da Igreja de Santo Antônio da Barra, do século 16. Esse trecho de Salvador é banhado pela Baía de Todos os Santos, assim batizada pelos portugueses em 1501.
Cânyon do Rio São Francisco, em Angiquinho. A usina hidroelétrica na área foi inaugurada em 1913, perto de Paulo Afonso, divisa da Bahia com Alagoas. Foi a primeira usina hidroelétrica do Nordeste (foto Bahiatursa).
Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, local da Primeira Catedral do Brasil, demolida em 1933. À esquerda, a atual Catedral de Salvador, construída pelos jesuítas. Mais à frente ficavam os Estudos Gerais da Bahia, meritoriamente, a primeira universidade do Brasil.
Poço Azul em Igatu, município de Andaraí, na Chapada Diamantina. Com suas grutas, cachoeiras, lagos, rios e belas paisagens, a Chapada Diamantina tornou-se um disputado destino turístico (foto Bahiatursa).
Embaixo, o Centro Histórico de Porto Seguro, onde começou a colonização europeia do Brasil, em 1503. Local da primeira igreja e do primeiro hospital em solo brasileiro. O marco português, instalado em 1506, é o mais antigo patrimônio histórico do Brasil (foto Rita Barreto).
Embaixo, a bela praia de Barra do Jacuípe, no litoral norte da Bahia. O litoral baiano é o maior do Brasil e suas praias são de águas mornas. Muitos resorts de padrão internacional estão instalados na Bahia.
Bahia, Terra da Felicidade
Copyright © Guia Geográfico - Turismo no Mundo. |
Divulgação / AIBA