Bahia, Terra da Felicidade

 

As terras baianas foram as primeiras terras brasileiras encontradas e colonizadas por europeus (entenda os falsos descobrimentos do Brasil). Depois do desembarque de Cabral em 1500, os portugueses fundaram a primeira colônia europeia no Brasil em Porto Seguro, em 1503. Lá também fundaram a primeira igreja e o primeiro hospital.

Por volta de 1510, tornou-se a Terra de Caramuru, o patriarca do Brasil, que se casou com a princesa tupinambá Paraguaçu, batizada na França, em 1518, como Katherine du Brézil. Foi a primeira pessoa nascida no Brasil a ter batismo cristão documentado. Caramuru e Paraguaçu também formaram a primeira família brasileira documentada. Por volta de 1530, Caramuru comandava uma comunidade formada por portugueses, franceses e tupinambás, na Baía de Todos os Santos. A região tornou-se vila em 1536 e capital do Brasil, em 1549, com a fundação da Cidade do Salvador.

No século 18, Salvador era o mais importante porto no hemisfério sul do Planeta e a Cidade era a segunda maior do Império Lusitano, apenas suplantada por Lisboa. A sede provincial dos jesuítas no Brasil era Salvador, onde eles fundaram a Primeira Universidade do Brasil.

Em 1808, a Bahia tornou-se a primeira sede da corte portuguesa no Brasil, por 35 dias, até que a Família Real seguiu para o Rio de Janeiro. Na Bahia ocorreram os mais importantes conflitos entre brasileiros e portugueses durante a Guerra da Independência. Em 1832, Charles Darwin, a bordo do Beagle, visitou a Bahia e amou. Retornaram em 1836.

No século 20, a Bahia continuou vibrante e passou a abrigar a maior festa de rua do mundo: o Carnaval da Bahia. Foi chamada de Terra da Felicidade por Ary Barroso. Nos anos 1930, a Bahia estava na rota do Zeppelin e seu serviço de malas postais. Em 1944, Walt Disney mandou o Pato Donald pra Bahia (Você já foi à Bahia?). A música baiana ganhou o mundo e a Bahia tornou-se uma potência mundial em artes marciais. Também, uma terra de grandes escritores, cineastas, artistas plásticos e cientistas.

Hoje, a Bahia, a sexta maior economia do Brasil, abriga um dos mais importantes conjuntos de patrimônios históricos do mundo. Possui praias paradisíacas no maior litoral do Brasil e é um disputado destino turístico do mundo.

 

 

Guia Geográfico

 

 

 

Pugilista baiano

 

O jovem pugilista baiano Keno Marley, medalha de prata no Mundial de Boxe em 2021, com apenas 21 anos. Antes dele, outro baiano também conquistou prata no torneio: Robson Conceição. Este foi medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio 2016. Nas Olimpíadas de Tókyo 2021, outro baiano conquistou medalha de ouro no boxe: Hebert Conceição. A pugilista baiana Beatriz Ferreira foi prata em Tókyo e foi campeã mundial em 2019. Antes desses, o baiano Acelino Popó Freitas tornou-se uma lenda do esporte, sendo tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe.

A Bahia é uma potência mundial em artes marciais.

 

Praia Bahia

 

Vista da Ladeira da Barra e da Igreja de Santo Antônio da Barra, do século 16. Esse trecho de Salvador é banhado pela Baía de Todos os Santos, assim batizada pelos portugueses em 1501.

 

Bahia Todos Santos

 

Globo America Sul

 

Porto Seguro

 

Rio São Francisco

 

Cânyon do Rio São Francisco, em Angiquinho. A usina hidroelétrica na área foi inaugurada em 1913, perto de Paulo Afonso, divisa da Bahia com Alagoas. Foi a primeira usina hidroelétrica do Nordeste (foto Bahiatursa).

 

Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, local da Primeira Catedral do Brasil, demolida em 1933. À esquerda, a atual Catedral de Salvador, construída pelos jesuítas. Mais à frente ficavam os Estudos Gerais da Bahia, meritoriamente, a primeira universidade do Brasil.

 

Poço Azul em Igatu, município de Andaraí, na Chapada Diamantina. Com suas grutas, cachoeiras, lagos, rios e belas paisagens, a Chapada Diamantina tornou-se um disputado destino turístico (foto Bahiatursa).

 

Salvador Bahia

 

Praça da Sé

 

Poço Azul

 

Embaixo, o Centro Histórico de Porto Seguro, onde começou a colonização europeia do Brasil, em 1503. Local da primeira igreja e do primeiro hospital em solo brasileiro. O marco português, instalado em 1506, é o mais antigo patrimônio histórico do Brasil (foto Rita Barreto).

 

Praias Bahia

 

Embaixo, a bela praia de Barra do Jacuípe, no litoral norte da Bahia. O litoral baiano é o maior do Brasil e suas praias são de águas mornas. Muitos resorts de padrão internacional estão instalados na Bahia.

 

Bahia, Terra da Felicidade

 

Atrações culturais

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo no Mundo.

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação / AIBA