Aurora Polar
A aurora polar é um fenômeno luminoso que ocorre quando gases das camadas mais altas da atmosfera são bombardeados por partículas solares. Essas partículas são afetadas pelo campo magnético terrestre.
A aurora ocorre normalmente durantes erupções solares. Quando observada em altas latitudes austrais, a aurora polar é chamada de aurora austral. Em altas latitudes boreais, é chamada aurora boreal.
Aurora polar - imagem rara da aurora próxima do Polo Sul, numa estação de pesquisa na Antártica. Mais Fotos da Antártica ►
Aurora austral vista do espaço - NASA
A aurora sobre a Antártica, vista do espaço.
Uma visão sobrenatural do Laboratório IceCube na Estação do Polo Sul Amundsen-Scott. O detector de neutrinos IceCube é o maior do mundo, com milhares de módulos ópticos digitais congelados em um quilômetro cúbico de gelo. A cor vermelha é o reflexo da iluminação externa vermelha usada durante a escuridão do inverno, pois o vermelho não interfere nas observações da aurora conduzidas por outros pesquisadores. Fotografia de Martin Wolf (USAP) tirada em 16 de julho de 2021.
Embaixo, aurora austral registrada pela Estação Espacial Internacional, em 19 de agosto de 2017. As cores das luzes dependem dos tipos de gases que interagem com as partículas do vento solar. O verde, por exemplo, indica interação com oxigênio.
Copyright © Guia Geográfico - Ciência. |
Aurora austral - NASA
Aurora Polar