Maurícia
República da Maurícia é o nome oficial desse país insular, como adotado pela Comunidades dos Países de Língua Portuguesa, da qual ele é um observador associado, embora o português não seja uma língua oficial. A língua mais falada na Maurícia é uma variedade do crioulo, com raízes no século 16, quando os portugueses dominavam a navegação no Oceano Índico. A língua oficial é o inglês, embora pouco falada no País.
A República da Maurícia é formada pelas ilhas Maurícia (que abriga a capital Port Louis), Rodrigues, Cargados Carajos, Agalega e ilhotas. Fazem parte do grupo das ilhas Mascarenhas, que também inclui a Ilha Reunião, um departamento francês no Oceano Índico.
A área total é de 2.040 km², o ponto mais alto é o Piton de la Rivière Noire (828m). A população é de 1,3 milhões de habitantes (2016).
A Ilha Maurícia fica a cerca de 800 km a leste de Madagascar e já era conhecida pelos árabes na Idade Média. Os portugueses a exploraram no século 16 e a colonização foi iniciada em 1598 pelos holandeses, que a batizaram com o nome do Príncipe Maurício de Nassau (1567–1625), tio do Nassau que governou em Pernambuco. Os franceses a ocuparam em 1715 e os britânicos a tomaram em 1810. Desde o século 18, Maurícia era uma base naval estratégica no Oceano Índico. Em 1968, o País tornou-se independente.
A bela paisagem da Península de Le Morne, no sudoeste da Ilha Maurícia (foto RIU Hotels & Resorts).
Copyright © Guia Geográfico - Turismo no Mundo. |
Port Louis, capital da Maurícia.
Praia em Grande Baie, norte de Maurícia.
Praia na Île aux Cerfs (Ilha dos Cervos), junto à costa da Ilha Maurícia e que abriga um clube de golfe.
Rio no Parque Nacional de Black River Georges.
Maurícia
Foto: Governo da Maurícia
Thierry Caro
Wikipedia