Philae
Este é um dos mais famosos templos egípcios, referido por escritores da Antiguidade. Prefere-se aqui a grafia do português antigo, Philae, com base na tradição grega, sendo também a forma mais adotada em outras línguas.
Philae é uma antiga ilha do Rio Nilo, onde ficava originalmente o templo dedicado à deusa Isis. Situa-se entre as duas represas de Assuan, a nova e a velha. A Ilha de Philae foi parcialmente inundada devido à elevação do nível do Nilo, com construção da velha represa de Assuan, em 1902. Após a inauguração da nova represa, em 1971, decidiu-se relocar o Templo de Isis para a Ilha de Agilika, que fica perto e que teve seu terreno elevado. O Templo foi reinaugurado, em seu novo local, em 1980.
Philae é um complexo sítio arqueológico. A Ilha abrigou templos erguidos desde o século 7 aC, até a época bizantina, quando igrejas cristãs foram construídas na Ilha.
Copyright © Guia Geográfico - Turismo no Mundo. |
Foto recente do Templo de Isis, conhecido como Philae, mas na Ilha de Agilika.
Ruínas de Philae em Agilika.
Quiosque de Trajano, da época romana.
Rio Nilo visto das ruínas na Ilha de Agilika.
O templo de Isis parcialmente inundado, em seu sítio original, na Ilha de Philae, em foto publicada, em 1910, no livro Egypt: Ancient Sites and Modern Scenes, de Gaston Maspero.
Ilustração de David Roberts (View of the Island of Philae with Isis Temple and Trajan's Kiosk, in the Nile, Nubia), publicada em 1838.
Philae