Turismo de Aventura
O turismo de aventura é um segmento do turismo que envolve atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo, com risco avaliado. Tem muita emoção e, com frequência, exploram os limites físicos e psicológicos de seus praticantes. Pode incluir, por exemplo, rafting, rapel, mountain bike, mergulho, montanhismo, exploração de cavernas, safári, bungee jumping, boia-cross, canoagem e parapente.
Mergulho na Baía de Todos os Santos. Existem vários recifes de coral, com rica diversidade biológica, e navios naufragados ao longo dos cinco séculos de história da Bahia.
Bungee Jumping em Queenstown, Nova Zelândia. Bungee Jumping é um esporte de aventura em que se salta de estruturas muito altas, com o corpo amarrado em uma corda elástica (bungee). Após alguns segundos em queda livre, o praticante é puxado de volta pela corda ao atingir o ponto de máxima elasticidade, entrando em um movimento de vai e vem, até parar. Acredita-se que o esporte originou-se como um ritual em uma das ilhas de Vanuatu, no Oceano Pacífico. Em 1988, o Oxford Dangerous Sports Club ofereceu, na Nova Zelândia, os primeiros saltos comercialmente aberto ao público em geral.
No Brasil, um dos locais mais populares desse esporte é em Paulo Afonso, na Bahia, salto da ponte Dom Pedro II sobre o Rio São Francisco, com 86m de altura, um dos mais altos do mundo.
Parapente
Trata-se de uma espécie de planador, feito de tecido sintético resistente, em que se aproveita das condições meteorológicas para o voo. A decolagem pode ser feita de montanhas ou encostas elevadas.
O esporte surgiu na França no final da década de 1970 e ganhou popularidade a partir dos anos 1980. O nome deriva da combinação dos termos para (de paraquedismo) e pente (encosta, em francês). O récorde mundial de distância percorrida por um parapente supera os 500km.
O ciclismo está entre os mais populares esportes quando se busca a boa forma. Também, um excelente meio de transporte ecológico nas congestionadas regiões urbanas (pratica-se preferencialmente montado).
Prática de rapel em cachoeira de Brotas, interior de São Paulo. A região é rica em belezas naturais da mata atlântica e muito frequentada por adeptos de esportes de aventura.
Grupo em snowmobiles passa por bisões no parque nacional de Yellowstone, Estados Unidos.
Embaixo, viajantes em rafts através do Kenai River Canyon, Alaska (crédito: Estado do Alaska / Matt Hage).
Prática de parapente em Torres, Rio Grande do Sul.
Windsurfing na Wild Coast da África do Sul. O país é mundialmente conhecido pelos amantes dos esportes aquáticos.
Turismo de Aventura
Preparação para a corrida anual de balões de ar quente em Galena, Estado de Illinois (crédito: Illinois Office of Tourism).
Foto: divulgação Dive Bahia
Copyright © Guia Geográfico - Turismo no Mundo. |
Foto Andrew Honey
NPS / Jacob W. Frank