Tristão da Cunha (Tristan da Cunha) é um grupo de ilhas no Atlântico Sul, associado ao território britânico de Santa Helena. É composto por seis pequenas ilhas: Tristão da Cunha, Inacessível, Nightingale, do Meio, Stoltenhoff e Gonçalo Álvares (Gough). As cinco primeiras distam, umas das outras, de cerca de 40 km. A Ilha de Gough fica a cerca de 320 km das demais. São habitadas apenas duas: Tristão da Cunha e Gonçalo Álvares, esta com uma estação meteorológica.

A Ilha de Tristão da Cunha é a maior desse grupo de ilhas. Situa-se a cerca de 2.170 km a sul de Santa Helena. Em seu centro está um cone vulcânico (Pico Queen Mary) com 2.062 m. Sua última erupção ocorreu em 1961/1962.

A única localidade é Edimburgo dos Sete Mares (Edinburgh of the Seven Seas), com 260 habitantes (2017). É considerada o mais remoto povoado permanente do Planeta.

Tristão da Cunha foi descoberta, em 1506, pelo navegador português de mesmo nome. Seu povoamento definitivo ocorreu a partir de 1816, com a anexação dessas ilhas ao Reino Unido.

 

Edimburgo

 

Mapa Tristão Cunha

 

Edimburgo dos Sete Mares, na Ilha de Tristão da Cunha, a mais remota localidade da Terra.

 

Ilhas do Oceano Atlântico

Santa Helena

 

Gonçalo Alvares

 

 

Ilhas Oceanicas Brasil

 

Igreja católica de São José (divulgação).

 

Edimburgo dos Sete Mares.

 

Edimburgo Sete Mares

 

Ilha de Tristão da Cunha

 

Santa Helena

 

A Ilha de Tristão da Cunha (divulgação).

 

Igreja

 

Copyright © Guia Geográfico

 

Ilhas Atlantico

 

Habitação

 

Habitação rural em Tristão da Cunha (NOAA).

 

 

Tristao da Cunha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação

 

 

 

Divulgação