Tristão da Cunha (Tristan da Cunha) é um grupo de ilhas no Atlântico Sul, associado ao território britânico de Santa Helena. É composto por seis pequenas ilhas: Tristão da Cunha, Inacessível, Nightingale, do Meio, Stoltenhoff e Gonçalo Álvares (Gough). As cinco primeiras distam, umas das outras, de cerca de 40 km. A Ilha de Gough fica a cerca de 320 km das demais. São habitadas apenas duas: Tristão da Cunha e Gonçalo Álvares, esta com uma estação meteorológica.
A Ilha de Tristão da Cunha é a maior desse grupo de ilhas. Situa-se a cerca de 2.170 km a sul de Santa Helena. Em seu centro está um cone vulcânico (Pico Queen Mary) com 2.062 m. Sua última erupção ocorreu em 1961/1962.
A única localidade é Edimburgo dos Sete Mares (Edinburgh of the Seven Seas), com 260 habitantes (2017). É considerada o mais remoto povoado permanente do Planeta.
Tristão da Cunha foi descoberta, em 1506, pelo navegador português de mesmo nome. Seu povoamento definitivo ocorreu a partir de 1816, com a anexação dessas ilhas ao Reino Unido.
Edimburgo dos Sete Mares, na Ilha de Tristão da Cunha, a mais remota localidade da Terra.
Igreja católica de São José (divulgação).
Edimburgo dos Sete Mares.
A Ilha de Tristão da Cunha (divulgação).
Copyright © Guia Geográfico |
Habitação rural em Tristão da Cunha (NOAA).
Divulgação
Divulgação