Canal de Suez
Estendendo-se da Cidade de Suez, ao sul, até Port Said, ao norte, o Canal de Suez (Qanat as-Suways, em árabe) liga o Mar Mediterrâneo ao Golfo de Suez e ao Mar Vermelho, permitindo uma via navegável até o Oceano Índico. O comprimento do Canal é de 193 km e atravessa quatro lagos: Manzala, Timsah, Grande Amargo (Bitter) e Pequeno Amargo.
Desde a Antiguidade sonhava-se ligar o Mediterrâneo ao Mar Vermelho. Comercialmente, a viagem de navio da Europa Ocidental até a Índia, através do Oceano Atlântico, foi inaugurada pelos portugueses no final do século 15 e podia levar mais de um ano, em ida e volta.
O Canal de Suez foi construído por uma empresa de capital majoritário francês, sob a direção do francês Ferdinand de Lesseps, e garantida por subvenções do governo do Egito. Empregou mais de dez mil operários e foi inaugurado em 18 de novembro de 1869.
Em 1870, apenas 486 embarcações transitaram no Canal. No início do século 20, passavam anualmente pelo Canal cerca de 3.700 navios de grande porte, a maioria de bandeira britânica. Em 1956, o Canal foi nacionalizado pelo Egito. Após as reformas de 1963, passou a ter largura mínima de 55m e profundidade mínima de 12m. Em 1966, mais de 21 mil embarcações passaram pelo Canal. Em 1967, o Canal foi fechado devido à guerra árabe-israelense e reaberto em 1975. Em 2014, foram pouco mais de 17 mil trânsitos. O Canal continua a ter grande importância na economia do Egito.
Mais: Canal do Panamá ►
◄ Egito
Tráfego de navios na entrada do Canal de Suez, em Port Said, Mar Mediterrâneo (NASA).
Porta-aviões estadunidense atravessa o Canal de Suez em 1981 (foto US Navy).
Ponte sobre o Canal de Suez em El Qantara (foto US Navy, 2009).
Canal de Suez
Copyright © Guia Geográfico - Turismo no Mundo. |
Fonte (editada): USGS/Coastal and Marine Geology Program.
NASA, outubro de 1992.